HOMILIAS

FESTA DO TRÂNSITO DE NOSSO PAI SÃO BENTO

21/03/2018 - A festa de hoje é uma boa ocasião, de olharmos, em plena Quaresma, com veneração, para nosso Pai, mestre da perfeição evangélica e procurarmos imitá-lo nas virtudes e mais ainda, procurarmos, com novo empenho, melhor seguir seus ensinamentos.

Leia mais
V DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA - B

18/03/2018 - "Queremos ver Jesus": estas palavras, como muitas outras nos Evangelhos, vão para além do episódio particular e exprimem algo universal; revelam um desejo que atravessa as épocas e as culturas, um desejo presente no coração de muitas pessoas que ouviram falar de Jesus, mas ainda não o encontraram. "Eu desejo ver Jesus", assim sente o coração desta Gente.

Leia mais
IV DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA - B

11/03/2018 - No meio do nosso caminho quaresmal, neste quarto domingo da Quaresma, somos convidados a meditar sobre este tema que está no centro do anúncio cristão, isto é, o grande amor de Deus pela humanidade. As palavras, pronunciadas por Jesus durante o colóquio com Nicodemos, exprimem de modo sintético e eficaz o tema principal dessa liturgia dominical.

Leia mais
III DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA - B

04/03/2018 - O Evangelho deste terceiro domingo do tempo da quaresma nos mostra Jesus expulsando do templo de Jerusalém os vendedores de animais e os cambistas. É uma das poucas vezes em que o Evangelho nos mostra uma cena onde aparece a cólera de Jesus, motivada pelo desrespeito de muitos pela Casa de Deus. Tínhamos a convicção de que Jesus se mantivesse sempre calmo, manso, tranquilo, mas nessa ocasião ele mostra um aspecto diferente.

Leia mais
II DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA - B

O texto evangélico nos apresenta o relato da Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. A cena constitui uma palavra de ânimo para os discípulos, e para os crentes, em geral, pois nela manifesta-se a glória de Jesus e atesta-se que ele é o Filho amado de Deus.

Leia mais
I DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA - B

Prezados irmãos e irmãs, a cor roxa dos paramentos nos indica que não estamos mais no Tempo Comum, mas que estamos já no Tempo da Quaresma, um dos tempos fortes do ano litúrgico. Os 40 dias da Quaresma vão nos permitir reviver com o Cristo no deserto, os 40 anos da marcha dos hebreus rumo à terra prometida.

Leia mais
QUARTA-FEIRA DE CINZAS

As leituras que acabamos de ouvir apresentam caminhos para uma frutuosa vivência deste tempo de graça: conversão, reconciliação, oração, jejum, esmola.

Leia mais
VI DOMINGO DO TEMPO COMUM – B

Meus irmãos e fiéis, mais um domingo, o Dia do Senhor. Estamos nas primeiras semanas do Tempo Comum. Tempo que será interrompido na próxima Quarta-feira – de Cinzas – para o início de mais uma Quaresma: 40 dias que nos preparam para a celebração da Páscoa do Senhor – a Paixão, Morte e Ressurreição do Salvador do mundo – Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Leia mais
V DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

A nossa meditação da Palavra de Deus para este domingo pode iniciar com um olhar para a primeira leitura, retirada do livro de Jó (cf. Jó 7,1-4.6-7). Trata-se de uma obra onde são apresentadas de modo dramático as dificuldades de um homem chamado Jó. O texto bíblico faz parte da liturgia da Palavra deste domingo e nos traz palavras negativas, desesperadas, ressaltando o mistério da vida humana.

Leia mais
IV DOMINGO DO TEMPO COMUM – B

O Evangelho deste domingo nos situa geograficamente em Cafarnaum, uma pequena cidade à margem do lago da Galileia, onde moravam Pedro e o seu irmão André.

Leia mais