HOMILIAS

XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

21/10/2018 - Continuamos a percorrer neste domingo, com Jesus e com os seus discípulos, o caminho para Jerusalém. O Evangelista São Marcos observa que, nesta fase, Jesus vai à frente e os discípulos o seguem (cf. Mc 10,32). Jesus continua a sua catequese e, mais uma vez, lembra a eles que, em Jerusalém, será entregue nas mãos dos líderes judaicos e se cumprirá o seu destino de cruz (cf. Mc 10,33-34). Durante esse caminho, Jesus vai completando a sua catequese sobre as condições necessárias para integrar a comunidade messiânica. O texto que nos é proposto demonstra que os discípulos continuam a raciocinar em termos de poder, de autoridade, de grandeza e vêem na proposta do Reino Messiânico a ser instaurado por Jesus a oportunidade de realizar os seus sonhos humanos.

Leia mais
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

14/10/2018 - O Evangelho deste domingo nos fala de alguém que veio correndo ao encontro de Jesus e lhe faz uma pergunta: “Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (v.17). Com este questionamento tem início o breve diálogo de Jesus com um jovem, assim identificado no Evangelho de São Mateus (cf. Mt 19,6). A pergunta do Evangelho contempla o futuro, mas é um compromisso com o presente: o sentido da vida.

Leia mais
XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

07/10/2018 - As leituras bíblicas, que compõem a Liturgia da Palavra deste domingo, nos apresentam o projeto de Deus para o homem e para a mulher, e sinalizam o tema do matrimônio presente no Evangelho e na primeira leitura. A mensagem da Palavra de Deus pode ser resumida na expressão contida no livro do Gênesis e retomada pelo próprio Jesus no Evangelho: “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne” (Gn 2,24, Mc 10,7-8), cujo objetivo é formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel.

Leia mais
XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

30/09/2018 - O episódio da incapacidade dos discípulos de curar um homem possuído pelo demônio (cf. Mc 9,17s), narrado no mesmo capítulo, mostra que não é a pertença ao círculo dos discípulos que habilita “expulsar demônios”, mas o dom de Deus e as disposições adequadas para acolher esse dom.

Leia mais
XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

23/09/2018 - Caros irmãos e fiéis: a verdadeira grandeza é pôr-se em último lugar. “Quem quer ser o primeiro, seja o último”, disse Jesus. Nosso Senhor mesmo apresentou-se como tendo vindo para servir e não para ser servido, e quis nascer de uma mãe que se tornou tal por sua humildade, após ter-se proclamado humilde serva do Senhor. – A humildade é a característica da verdadeira grandeza e o segredo da paz interior. Disse o Senhor: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso” .

Leia mais
XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

16/09/2018 - A primeira parte do Evangelho tem como objetivo fundamental levar à descoberta de Jesus, como o Messias que proclama o Reino de Deus. Ao longo de um percurso que é mais catequético do que geográfico, os leitores do Evangelho são convidados a acompanhar a revelação de Jesus, a escutar as suas palavras e o seu anúncio, a fazerem-se discípulos que aderem à sua proposta de salvação. Este percurso de descoberta do Messias termina com a confissão messiânica de Pedro, em Cesaréia de Filipe, uma cidade situada no Norte da Galiléia, perto das nascentes do rio Jordão.

Leia mais
XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

09/09/2018 - O encontro com Jesus vai transformar radicalmente a vida desse surdo. Jesus abre os seus ouvidos e solta a sua língua (v. 35), tornando-o capaz de comunicar, de escutar, de falar, de partilhar, de entrar em comunhão. Através deste episódio, o Evangelista São Marcos sublinha a missão de Jesus: Ele veio para abrir os ouvidos e os corações dos homens, quer à Palavra e às propostas de Deus, quer à relação e ao diálogo com os irmãos.

Leia mais
XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

02/09/2018 - Notemos uma forte insistência das leituras que ouvimos hoje na importância de escutar a palavra de Deus. Assim Moisés: “Ouve, ó Israel”. Tantas vozes, tanto estrépito em torno de nós, demasiadas palavras dos homens que muitas vezes não nos edificam, que não nos fazem melhores. Jesus somente tem palavras de vida eterna.

Leia mais
XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

26/08/2018 - Nos últimos domingos a liturgia da Palavra nos proporcionou meditar sobre o discurso do “pão da vida”, pronunciado por Jesus na sinagoga de Cafarnaum, depois de ter dado de comer a milhares de pessoas com cinco pães e dois peixes (cf. Jo 6,1-15). O evangelista São João sublinha que a partir de então muitos dos seus discípulos voltaram atrás e já não andavam mais com ele (cf. Jo 6,66), porque não acreditaram nas palavras ditas por Jesus: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu, quem comer a minha carne e beber o meu sangue viverá eternamente” (Jo 6, 51.54).

Leia mais