NOTÍCIAS

calendario 08/12/2017

PROFISSÃO TRIENAL E JUBILEU DE 25 ANOS DE PROFISSÃO MONÁSTICA

Na solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, dia 8 de dezembro, em Celebração Eucarística presidida por Dom Abade Filipe da Silva, OSB, os irmãos Tomás dos Santos Peres, OSB (Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ) e André dos Santos Bertini, OSB (Arquidiocese de Porto Alegre-RS) professaram os votos trienais.

Neste mesmo dia, os irmãos, Dom Simeão Martins Santos, OSB, e Dom Mauro Maia Fragoso, OSB, celebraram o Jubileu de 25 anos de profissão monástica, ocorrida em 8 de dezembro de 1992.

calendario 07/12/2017

ADMISSÃO AO NOVICIADO DE IR. LUCAS DE ALMEIDA PEREIRA

Na tarde do dia 7 de dezembro, I Vésperas da solenidade da Imaculada Conceição, após completar o período de formação denominado postulantado, o postulante Ir. Lucas de Almeida Pereira, natural da Arquidiocese de Niterói-RJ, foi admitido ao noviciado do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, em liturgia ocorrida na Sala Capitular do Mosteiro, presidida por Dom Abade Filipe da Silva, OSB. Deste dia em diante, passa a ser chamado de Ir. Luís Maria, tendo como padroeiro São Luís Maria Grignion de Montfort.

calendario 30/11/2017

VISITA DO ABADE PRIMAZ DOM GREGORY POLAN, OSB, AO MOSTEIRO DO RIO DE JANEIRO

A Comunidade Monástica do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro recebeu a visita do Abade Primaz Dom Gregory Polan, OSB. De forma fraterna o Abade Primaz encontrou-se brevemente com a comunidade dos monges e visitou as dependências da Faculdade de São Bento.

Na Ordem de São Bento cada comunidade, com seu respectivo abade, é autonômo, diferentemente de outras congregações, não possuí um Superior Geral. O Abade Primaz desempenha a função de primus inter pares (o primeiro entre os seus iguais), além de ser abade de Santo Anselmo em Roma e representar a Ordem de São Bento junto a Santa Sé.

Dom Abade Gregory Polan, OSB, esteve no Brasil para os festejos do Jubileu de 50 anos da CIMBRA (Conferência de Intercâmbio Monástico do Brasil).

calendario 30/11/2017

JUBILEU DE 50 ANOS DE PROFISSÃO MONÁSTICA DE DOM MATIAS FONSECA DE MEDEIROS,OSB

Na festa do apóstolo Santo André, dia 30 de novembro, na Santa Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, OCist. e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Luiz Henrique da Silva Brito e Dom Roque Costa Souza, assim como Dom Paulo Celso, OCist., nosso irmão Dom Matias Fonseca de Medeiros, OSB, celebrou o Jubileu de Ouro de Profissão Monástica (50 anos), ocorrida no dia 8 de dezembro de 1967.

calendario 29/11/2017

VISITA DO PRESIDENTE DA AIM DOM JEAN-PIERRE LONGEAT, OSB

Na tarde de 29 de novembro, visitou nosso mosteiro, Dom abade Jean-Pierre Longeat, OSB, presidente da AIM (Aliança Internacional Monástica), cargo que exerce desde 2013, e abade emérito de Saint Martin de Ligugé/França, mosteiro fundado em 361 d.C. por São Martinho de Tours. Atualmente vive na sede da AIM, no Mosteiro de Vanves/França.

Dom Abade Jean-Pierre Longeat esteve no Brasil participando do Jubileu da CIMBRA (Conferência de Intercâmbio Monástico do Brsil) e aproveitou para conhecer a realidade de diversas comunidades monásticas locais, entre elas o Mosteiro do Rio. Dom Matias Fonseca de Medeiros, OSB, acompanhou dom Jean-Pierre em diversos encontros e conferências como tradutor.

calendario 26/11/2017

DOM ABADE FILIPE SE FAZ PRESENTE NAS COMEMORAÇÕES DA CIMBRA

Dom Abade Filipe da Silva, OSB, se fez presente nos festejos do Jubileu de Ouro da CIMBRA (Conferência de Intercâmbio Monástico do Brasil) no Mosteiro de São Bento em Vinhedo-SP e na Abadia São Geraldo em São Paulo-SP. A CIMBRA surgiu como fruto do Congresso dos abades de 1966, o primeiro após o Concílio Vaticano II, como núcleo de partilha de vivências e reflexão sobre o futuro da vida monástica brasileira.