CONFISSÕES E DIREÇÃO ESPIRITUAL

As pessoas que buscam o sacramento da penitência “obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que feriram pecando” (CEC 1422). Todos os fiéis católicos, por dever de consciência, devem se confessar sempre que tiverem cometido pecado grave. Embora a Igreja determine que o fiel deva se confessar, pelo menos, uma vez ao ano, é recomendado que se mantenha certa frequência de acesso ao sacramento da reconciliação, mesmo quando não houver pecado grave, confessando, neste caso, pecados leves – os chamados pecados veniais.
A direção espiritual, por sua vez, consiste na “arte de conduzir as almas progressivamente desde os começos da vida espiritual até o cume da perfeição cristã” (Royo Marín). De forma ideal, cada cristão deve ter um diretor espiritual estável, que possa acompanhar ao longo dos anos o progresso de seu dirigido.
O atendimento a confissões ocorre, em geral, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h. Contudo, devido a atividades comunitárias, esse horário pode sofrer alterações, pelo que se recomenda sempre entrar em contato pelo telefone (21) 2206-8100 para obter informações mais precisas antes de se dirigir ao Mosteiro.