HOMILIAS

XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - C (DOM ANSELMO, OSB)

20/10/2019 - As Leituras bíblicas deste domingo têm como tema principal a oração, ou seja, a "necessidade de rezar sem jamais se cansar", como diz o Evangelho (cf. Lc 18,1). Na primeira leitura temos a narração da batalha entre os israelitas e os amalecitas (cf. Ex 17,8-13). Enquanto Josué e o seu grupo enfrentavam os adversários no campo, Moisés estava no alto da colina com as mãos levantadas, em oração. Estas mãos erguidas garantiram a vitória de Israel. Deus estava com o seu povo, mas pode-se condicionar esta intervenção do Senhor às mãos levantadas de Moisés e sua prece. Também nós, na nossa batalha pessoal, precisamos permanecer de braços abertos para vencermos a luta contra o mal.

Leia mais
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - C (DOM ANSELMO, OSB)

13/10/2019 - A leitura do Evangelho deste domingo, narrado pelo evangelista São Lucas nos leva ao episódio da cura operada por Jesus dos dez leprosos, dos quais só um samaritano volta para agradecer. Em ligação a este texto, está a primeira leitura tirada do segundo Livro dos Reis (cf. 2Rs 5,1-14), onde temos o relato da cura de Naamã, comandante do exército do rei da Síria, também leproso e, para se curar da lepra, vai ter com o profeta Eliseu, que lhe pede apenas para confiar em Deus e mergulhar sete vezes nas águas do rio Jordão. Ao ser curado, Naamã volta a procurar o profeta e, reconhecendo nele o mediador de Deus, professa a fé ao único Senhor.

Leia mais
XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - C (DOM ANSELMO, OSB)

6/10/2019 - Todos os textos da liturgia deste domingo nos falam sobre a fé, que é o fundamento de toda a vida cristã. Lançando um olhar para o Evangelho, encontramos um pedido feito pelos apóstolos a Jesus: “Aumenta a nossa fé!’ (Lc 17,5-6). E o Senhor responde: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria” (v. 6). Sem responder diretamente ao pedido dos apóstolos, Jesus recorre a uma imagem paradoxal para expressar a incrível vitalidade da fé. Com isto, podemos dizer que a fé, mesmo que seja em pequena medida, é capaz de realizar coisas impensáveis, extraordinárias, como erradicar uma árvore frondosa e transplantá-la no mar. É suficiente ter um pouco de fé, mas precisa ser verdadeira, sincera.

Leia mais
XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM - C (DOM ANSELMO, OSB)

29/09/2019 - O Evangelho deste domingo nos propõe refletir sobre a parábola do rico e do pobre Lázaro. Trata-se de um texto dirigido a alguns fariseus, como representantes daqueles que amam o dinheiro e vivem só em função dele. Jesus ressalta nesta parábola a vida de dois homens; um vive luxuosamente e realiza todos os dias grandes festas, enquanto o outro, com o nome de Lázaro, está na miséria, tem fome e encontra-se doente. No entanto, com a morte de ambos, a sorte se transforma radicalmente. Quando morreu o rico, foi para um lugar de tormentos, enquanto que Lázaro foi “levado pelos anjos ao seio de Abraão”.

Leia mais
XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM - C (DOM ANSELMO, OSB)

22/09/2019 - No Evangelho deste domingo Jesus nos conta uma parábola que provoca em nós uma certa admiração porque fala de um administrador desonesto que é elogiado (v. 8). O texto nos fala de um homem rico, que tinha um administrador acusado de ser desonesto, porque dissipava os bens de seu patrão. Por isso, o patrão planeja a sua demissão, mas, antes de deixar o emprego o administrador teve que prestar contas de sua gestão. Assustado e despreparado para outro tipo de trabalho, tratou de fazer amigos para garantir o seu futuro.

Leia mais
XXIV DOMINDO DO TEMPO COMUM - C (DOM ANSELMO, OSB)

15/09/2019 - Para este domingo a liturgia da Palavra propõe à nossa meditação o capítulo 15 do Evangelho de Lucas, uma das páginas mais profundas e comoventes de toda Sagrada Escritura. É belo pensar que no mundo inteiro, onde a comunidade cristã se reúne para celebrar a Eucaristia dominical, ressoa neste dia esta Boa Nova de verdade e de salvação: Deus é amor misericordioso. O evangelista São Lucas recolheu neste capítulo três parábolas sobre a misericórdia divina: as duas mais breves são as parábolas da ovelha desgarrada e da moeda perdida (cf. Lc 15,1-10); a terceira, a mais longa, é a conhecida parábola do Pai misericordioso, também habitualmente chamada de parábola do filho pródigo.

Leia mais
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DO MONSERRATE - C (DOM JOSÉ, OSB)

8/09/2019 - São João Damasceno, grande monge do sec. VIII, Doutor da Igreja, maravilhosamente sugeriu o caráter da solenidade de hoje quando a denominou: “O dia natal da alegria universal”. A Natividade de Nossa Senhora, o chamado Natal de setembro, é para nós como uma radiosa aurora que traz a promessa do grande dia que virá a 25 de dezembro. Historicamente, e conforme a nossa maneira humana de calcular o tempo, é o começo da Redenção.

Leia mais
XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM - C (DOM JOSÉ, OSB)

1º/09/2019 - A palavra de Deus de hoje gira em torno desta frase do Evangelho: “Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. A I leitura, do Eclesiástico, é um prelúdio a este tema: “Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor... ele é glorificado pelos humildes”. – Este ensinamento sobre a humildade se traduz em imagens concretas na parábola evangélica dos lugares à mesa. Jesus não dá uma simples norma de comportamento à mesa ou de sabedoria humana. Em sua boca, esta palavra, em si de sabedoria natural, torna-se palavra de vida eterna. O banquete, a festa de casamento, de que fala, é o banquete escatológico; entre a escolha do lugar de parte dos convidados e a intervenção do dono da casa, que convida a avançar ou retroceder, existe no meio o salto desta para a outra vida; está no meio o juízo final. A relação não é entre dois homens, mas de fato entre o homem e Deus.

Leia mais
XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM - C (DOM ANSELMO, OSB)

1/09/2019 - Para este domingo a Liturgia da Palavra nos propõe uma reflexão sobre alguns valores importantes para o nosso quotidiano: a humildade, a gratuidade, o amor desinteressado... Na primeira leitura, tirada do Livro do Eclesiástico (cf. Eclo 3,19-21.30-31), a humildade é enfatizada como um caminho agradável a Deus, que proporciona ao homem êxito e felicidade. O texto nos apresenta uma instrução de um pai ao seu filho, na qual mostra a humildade como uma das qualidades fundamentais que todos nós devemos cultivar. É na humildade e na simplicidade que reside o segredo da sabedoria e do bem.

Leia mais
XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM - C (DOM ANSELMO, OSB)

25/08/2019 - O Evangelho deste domingo nos convida a meditar sobre o tema da salvação. Jesus está em direção à cidade de Jerusalém e, ao longo do caminho, alguém aproxima-se dele e o interroga: “Senhor, são poucos os homens que se salvam?” (v. 23). Uma pergunta que sempre aparece na curiosidade dos que refletem sobre a vida eterna: são muitos ou poucos os que se salvam? Este interrogar-se pela salvação e desejar a vida eterna é consequência lógica da nossa fé na vida futura, que é também o objeto de nossa esperança.

Leia mais