HOMILIAS

V DOMINGO DA QUARESMA - B (DOM ANSELMO, OSB)

21/03/2021 - Muito oportunamente a liturgia nos faz meditar um texto do Evangelho de São João para este quinto domingo da Quaresma, enquanto se aproximam os dias da Paixão do Senhor. Na medida em que peregrinamos para o fim desse tempo quaresmal, vai adquirindo figura mais nítida a meta que ela propõe: A celebração da Páscoa do Senhor. O texto evangélico que a Liturgia da Palavra nos propõe para este domingo nos permite ver como Jesus viveu interiormente o aproximar-se da “sua hora”. Em sua alma começou já a agonia do Getsêmani: “Agora sinto-me angustiado” (v. 27), mas sobretudo pelas palavras por Ele pronunciadas: “Pai, glorifica o teu nome”, o que indicam que a morte de Cristo é a uma prefiguração do mistério pascal, onde se realiza a sua própria glorificação.

Leia mais
IV DOMINGO DA QUARESMA - B (DOM ANSELMO, OSB)

14/03/2021 - No nosso itinerário rumo à Páscoa, chegamos ao quarto domingo da Quaresma, tradicionalmente designado como domingo "Laetare”, uma expressão em latim que quer dizer “alegra-te”. A Liturgia da Palavra nos convida à alegria também porque se aproxima a Páscoa, o dia da vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte. Mas também deve ser sinal de alegria para nós o “estar na casa do Senhor”, como nos diz o Sl 122: “Que alegria quando vi que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor’” (Sl 122,1).

Leia mais
III DOMINGO DA QUARESMA - B (DOM ANSELMO, OSB)

6/03/2021 - A liturgia da Palavra nos apresenta como primeira leitura os dez mandamentos, um importante tema para nossa meditação neste tempo quaresmal (cf. Ex 20,1-3.7-8.12- 17). Os mandamentos da lei de Deus são normas que sintetizam a vida moral de cada cristão. São preceitos divinos, através dos quais, são construídos o fundamento e o alicerce sobre os quais se formará e erguerá a estrutura equilibrada e firme da vida terrena do homem em relação a Deus, à família, à sociedade, e aos indivíduos de um modo geral.

Leia mais
II DOMINGO DA QUARESMA - B (DOM ANSELMO, OSB)

28/02/2021 - Neste segundo domingo do tempo quaresmal, a Liturgia da Palavra nos apresenta como primeira leitura um texto tirado do Livro do Gênesis (cf. Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18), onde nos mostra Abraão conduzindo seu filho Isaac para o sacrifício. A figura de Abraão se caracteriza como o exemplo do homem que vive numa constante escuta de Deus, portador de uma fé sólida e inabalável, sendo conhecido como o pai de todos os crentes; o nosso pai na fé.

Leia mais
I DOMINGO DA QUARESMA - B (DOM ANSELMO, OSB)

21/02/2021 - Na última quarta-feira, com a imposição das cinzas, iniciou o tempo da quaresma que compreende um itinerário de quarenta dias que nos conduzirá ao Tríduo Pascal, memória da paixão, morte e ressurreição do Senhor. É um tempo de conversão, isto é, de mudança interior, de arrependimento. O tempo da Quaresma é o momento propício para renovar e tornar mais sólida a nossa relação com Deus, através da oração quotidiana, dos gestos de penitência e das obras de caridade fraterna.

Leia mais
QUARTA-FEIRA DE CINZAS - B (DOM ABADE FILIPE, OSB)

17/02/2021 - A Quaresma não apenas prepara o cristão para celebrar este mistério, mas também a cultivar um duplo olhar: 1) contemplar a misericórdia de Deus, Ele que ressuscitou Seu Filho, para redimir o homem; 2) contemplar/recordar, conforme São Leão Magno, os benefícios que a Ressurreição de Cristo trouxe ao mundo (Tractatus 48). - Benefícios: voltar ao paraíso / a Igreja / os Sacramentos / a Graça, etc.

Leia mais
VI DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

13/02/2021 - O Evangelho deste domingo nos mostra Jesus em contato com um homem atingido pela lepra, uma doença considerada grave, a ponto de tornar a pessoa “impura” e de a excluir dos relacionamentos sociais. A lepra era uma doença vista como um sinal de impureza, de dissolução e morte.

Leia mais
V DOMINGO DO TEMPO COMUM - B

7/02/2021 - A nossa meditação da Palavra de Deus para este domingo pode iniciar com um olhar para a primeira leitura, retirada do livro de Jó (cf. Jó 7,1-4.6-7). Trata-se de uma obra onde são apresentadas de modo dramático as dificuldades de um homem chamado Jó. O texto bíblico faz parte da liturgia da Palavra deste domingo e nos traz palavras negativas, desesperadas, ressaltando o mistério da vida humana.

Leia mais
FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR - B (DOM ABADE FILIPE, OSB)

2/02/2021 - Após as narrativas da pregação de João Batista, do Batismo e das Tentações de Jesus e do chamado dos primeiros discípulos, São Marcos apresenta a figura do Jesus médico: curando e libertando muitas pessoas ao expulsar os demônios: hoje, Ele cura um homem possuído por um espírito impuro; 5º domingo, Ele cura a sogra de Pedro e vários doentes; no 6º, um leproso; no 7º, o paralítico levado por 4 homens.

Leia mais
IV DOMINGO DO TEMPO COMUM - B (DOM ANSELMO, OSB)

31/01/2021 - O Evangelho deste domingo nos situa geograficamente em Cafarnaum, uma pequena cidade à margem do lago da Galileia, onde moravam Pedro e o seu irmão André. É neste ambiente que ocorre o primeiro milagre de Jesus, segundo o evangelista São Marcos, quando expulsa o demônio de um homem que estava presente na sinagoga.

Leia mais