HOMILIAS

III DOMINGO DO TEMPO COMUM - B (DOM ANSELMO, OSB)

24/01/2021 - No Evangelho deste domingo aparece em cena Jesus que percorre os povoados e montanhas da Galileia, anunciando o Evangelho. O texto nos mostra a primeira frase que ele pronuncia, como alerta da sua pregação: "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (v. 15). O Evangelista São Marcos frisa que Jesus começou a pregar “depois que João Batista foi preso” (v.14). Precisamente no momento em que a voz profética de João, que anunciava a vinda do Reino de Deus, é abafada por Herodes, que o mandou degolar no cárcere (cf. Mc 6,14- 29), Jesus começa a percorrer os caminhos da sua terra para levar a todos “o Evangelho de Deus” (v. 14).

Leia mais
II DOMINGO DO TEMPO COMUM - B (DOM ANSELMO, OSB)

17/01/2021 - Para este domingo a Liturgia da Palavra nos apresenta o tema da vocação. No texto evangélico temos a chamada dos primeiros discípulos por parte de Jesus e na primeira leitura, a chamada do profeta Samuel. Em ambas as narrações é evidenciada a importância da figura que desempenha o papel de mediador, ajudando as pessoas chamadas a reconhecer a voz de Deus e a segui-la. No caso de Samuel, o mediador é o sacerdote Eli, do templo de Silo e no caso dos discípulos de Jesus, o mediador é São João Batista.

Leia mais
FESTA DO BATISMO DO SENHOR - B (DOM ANSELMO, OSB)

10/01/2021 - Neste domingo depois da solenidade da Epifania, celebramos a festa do Batismo do Senhor que conclui o tempo litúrgico do Natal. Hoje contemplamos Jesus que, à idade de uns trinta anos, fez-se batizar por João no rio Jordão. Tratava-se de um batismo de penitência, que utilizava o símbolo da água para expressar a purificação do coração e da vida. João, chamado o “Batista”, ou seja, o que batizava, pregava este batismo a Israel para preparar a vinda do Messias, e dizia a todos que depois dele viria outro, maior que ele, que não batizaria com água, mas com o Espírito Santo (cf. Mc 1,7-8). Quando Jesus foi batizado no Jordão, o Espírito Santo desceu, pousou sobre Ele com uma aparência corporal de uma pomba, e João Batista reconheceu que Ele era o Cristo, o “Cordeiro de Deus”, vindo para tirar o pecado do mundo (cf. Jo 1,29).

Leia mais
SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR - B (DOM ANSELMO, OSB)

3/01/2021 - Celebramos neste domingo a Solenidade da Epifania do Senhor, o mistério da manifestação do Senhor a todas as nações, representadas pelos Magos, conhecidos, segundo a tradição, com os nomes de Melchior, Gaspar e Baltasar. Eles vieram do Oriente para adorar o Rei dos Judeus (cf. Mt 2,1-2). O Evangelista São Mateus, que narra o acontecimento, ressalta como eles chegaram a Jerusalém seguindo uma estrela, vista surgir e interpretada como sinal do nascimento do Rei anunciado pelos profetas, isto é, o Messias. Mas, tendo chegado a Jerusalém, os Magos precisaram das indicações dos sacerdotes e dos escribas para conhecer exatamente o lugar aonde ir, isto é, Belém, a cidade de David (cf. Mt 2,5-6; Mq 5,1). A estrela e a Sagrada Escritura foram as duas luzes que guiaram o caminho dos Magos, os quais são para nós modelos dos autênticos pesquisadores da verdade.

Leia mais
IV DOMINGO DO ADVENTO - B (DOM ANSELMO)

20/12/2020 - Já está próximo o Natal do Senhor e a liturgia da Palavra nos prepara para este momento e convida a meditar a narração do anúncio do Anjo a Maria. O anjo Gabriel revela à Virgem Maria a vontade do Senhor, que Ela se torne Mãe do seu Filho unigênito: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e que lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo!” (Lc 1,31-32).

Leia mais
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - B (DOM ANSELMO, OSB)

27/12/2020 - Neste primeiro domingo depois da celebração do Natal, a liturgia nos convida a celebrar a festa da Sagrada Família de Nazaré. Deus quis nascer em uma família humana, quis ter uma mãe e um pai, como nós. Com isto, a Igreja nos propõe a família de Jesus como exemplo e modelo para as nossas famílias.

Leia mais
SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR - B (DOM ANSELMO)

25/12/2020 - Celebramos a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nasceu para nós o Salvador! Sinal pleno de alegria. Sinal de paz e felicidade a todos quantos sentem no coração o eco alegre da mensagem da Noite Feliz que os anjos proclamam: “Glória a Deus nas alturas, e Paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,14).

Leia mais
III DOMINGO DO ADVENTO - B (DOM ANSELMO, OSB)

13/12/2020 - Neste terceiro domingo do tempo do Advento, chamado de “domingo gaudete", palavra latina que pode ser traduzida como: “alegrai-vos”, tem como referência antífona de entrada da Missa desse dia, onde retoma uma expressão de São Paulo: "Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito-vos: alegrai-vos!" E o Apóstolo acrescenta imediatamente a motivação para esta alegria: "O Senhor está próximo!" (Fl 4, 4-5). Os cristãos são exortados à alegria porque a vinda do Senhor já se aproxima.

Leia mais
II DOMINGO DO ADVENTO -B (DOM ANSELMO, OSB)

6/12/2020 - Neste domingo temos diante de nossos olhos a narração do Evangelista São Marcos que traz para a nossa reflexão a pregação de João Batista no deserto. Neste tempo de Advento, de preparação para a celebração do Natal do Senhor, a Igreja nos apresenta uma proposta: preparar a vinda de Jesus exige de nós uma transformação radical da nossa vida, dos nossos valores, da nossa mentalidade. Trata-se de um veemente apelo a cada pessoa: a conversão. Este é o brado feito por João Batista ao longo de toda a sua pregação.

Leia mais
I DOMINGO DO ADVENTO - B (DOM ANSELMO, OSB)

29/11/2020 - Estamos iniciando um novo ano litúrgico e, simultaneamente, o tempo do advento: um tempo de expectativa e de esperança, um tempo privilegiado de escuta e de reflexão, sob a condição de que nos deixemos guiar pela liturgia que nos convida a ir ao encontro do Senhor que vem. A palavra advento deriva do latim “adventus”, e pode ser traduzida como presença, chegada, vinda. Na linguagem do mundo antigo, era um termo técnico utilizado para indicar a chegada de um funcionário, a visita do rei ou do imperador a uma província.

Leia mais