NOTÍCIAS

calendario 07/08/2020

DIA DE ESPIRITUALIDADE

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro promoverá no próximo dia 15 de agosto um DIA DE ESPIRITUALIDADE, com o tema: "Dilatando o coração". As conferências contarão com a direção de Dom Abade Filipe da Silva, OSB., e ocorrerão às 9h, 14h, 16h e às 20h um bate-papo livre.

As palestras ocorrerão no nosso canal MOSTEIRO DE SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO no YouTube.

calendario 31/05/2020

EM PENTECOSTES UMA PROMESSA DE CONSAGRAÇÃO

Durante a Celebração Eucarística da Solenidade de Pentecostes, presidida por Dom Abade Filipe da Silva, OSB, nosso irmão Luís Maria (Lucas) de Almeida Pereira professou os votos trienais. Passados os anos de postulantado e noviciado, que correspondem a 3 anos, como prescreve a Regra de Nosso Pai São Bento, “aquele que vai ser recebido prometa diante de todos no oratório estabilidade, conversão dos seus costumes e obediência” (RB 68, 17), desta forma, o irmão se compromete a buscar a Deus continuamente, no cotidiano, seja na vida sacramental, lectio divina ou na convivência fraterna. Os primeiros votos são chamados trienais, pois, após 3 anos, este irmão deverá confirmar este voto através da profissão solene. Rezemos por sua perseverança.

calendario 15/02/2020

JOVENS INICIAM A ETAPA DO POSTULANTADO

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro acolheu, durante as I Vésperas do VI Domingo do Tempo Comum, cinco novos postulantes. Rezemos pela perseverança destes novos irmãos na “Escola do Serviço do Senhor”.

calendario 10/02/2020

INÍCIO DO ANO LETIVO E ACADÊMICO DO MOSTEIRO DO RIO

Segunda-feira, 10 de fevereiro, as atividades do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro foram retomadas.

A Faculdade celebrou a Eucaristia pelo início do ano acadêmico na igreja abacial, em celebração presidida por Dom Abade Filipe da Silva, OSB, às 15h. Em seguida a aula inaugural teve lugar no auditório da Casa de Emaús, com a conferência de Dr. Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira da PUCRIO. Dom Abade Filipe também presidiu, no auditório do Colégio de São Bento, a Eucaristia por ocasião do início do ano letivo de 2020 no sábado, 15 de fevereiro.

calendario 25/01/2020

BÊNÇÃO ABACIAL EM SÃO LOURENÇO/MG

Dom abade Filipe presidiu em São Lourenço/MG a bênção da nova abadessa do Mosteiro de Maria Mãe do Cristo de Caxambu/MG. Me. Anna Maria dos Santos professou os votos monásticos em 11 de dezembro de 1999 e foi eleita abadessa em 1º de novembro de 2019. A celebração contou com a presença de Dom Diamantino (bispo emérito de Campanha/MG), abades e abadessas, assim como de numerosos fiéis que encheram a Basílica Menor de São Lourenço Mártir. Nossos irmãos Dom Agostinho, professos simples, noviços e postulantes também estiveram presentes.

calendario 16/01/2020

NOVIÇOS E PROFESSOS SIMPLES SE ENCONTRAM NA CIMBRA EM VINHEDO/SP

Entre os dias 16 e 24 de janeiro, os noviços e professos simples dos diversos mosteiros do Brasil, estiveram reunidos para a CIMBRA JOVEM (Conferência de Intercâmbio Monástico do Brasil), que teve lugar na Casa Siloé do Mosteiro de São Bento de Vinhedo/SP. Este encontro direcionado aos jovens que estão na formação teve como tema: “O que ouvimos e aprendemos às gerações futuras o contaremos”: do chamado à santidade, sendo abordados diversos exemplos de testemunhas da nossa fé, como: os mártires de Tibhirine, beata Grabriela, OCSO, beato Columba Marmion, OSB.

calendario 06/10/2019

ENCONTRO MONÁSTICO LATINO AMERICANO

Dom José Palmeiro Mendes, OSB esteve em Córdoba (Argentina), entre os dias 30/09 e 6/10 para representar Dom Abade Filipe e CIMBRA no 12º Encontro Monástico Latino-americano. Com o tema: “Eucaristia e vida monástica”, diversos monges e monjas, que seguem a Regra de São Bento, de países como Chile, México, Guatemala, Brasil, Porto Rico, Costa Rica, Venezuela, Peru, Colômbia e Argentina, se reuniram na casa franciscana de Santo Antônio de Arrendo, para conviverem por estes dias no Ofício Divino, na Celebração Eucarística, participando de conferências e painéis.

calendario 04/10/2019

ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESCOLAS BENEDITINAS

Acompanhado por uma comitiva do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, Dom Abade Filipe da Silva esteve presente no Encontro Internacional de Escolas Beneditinas (BENet). O evento teve lugar na Escola de Santa Escolástica em Sydney (Austrália), entre os dias 30/09 e 4/10. O BENet corresponde a uma Comissão Internacional para a Educação Beneditina (ICBE). Com o tema: “A sabedoria beneditina sob a cruz do Sul”, os presentes, de diversos países, participaram de conferências e painéis. O nosso Colégio de São Bento do Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o próximo encontro internacional no ano de 2022.

calendario 27/09/2019

DOM PLÁCIDO LOPES DE OLIVEIRA, OSB

Dom Plácido Lopes de Oliveira nasceu a 19 de novembro de 1941 e professou seus votos monásticas a 11 de julho de 1965, sendo ordenado sacerdote a 20 de dezembro de 1969, em nossa Igreja Abacial. Dom Plácido faleceu por volta das 16h10 do dia 27 de setembro de 2019, no Hospital Copa D'Or, imediatamente após ter recebido o sacramento da Unção dos Enfermos. Ele contava 77 anos de idade, 54 de profissão e 49 de vida sacerdotal.

Agraciado com distinto talento musical e uma voz marcante, passou toda a sua vida cantando os louvores de Deus e servindo a nossa comunidade com exemplar fidelidade ao Ofício Divino.

Leia Mais

calendario 14/09/2019

SIMPÓSIO TEOLÓGICO HOMENAGEIA DOM ESTÊVÃO BETTENCOURT, OSB

A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro realizou no dia 14 de setembro mais um Simpósio Teológico dentro das comemorações pelo Centenário de Nascimento de Dom Estêvão Bettencourt. O tema desenvolvido foi “A teologia de Dom Estêvão Bettencourt”, e contou com a participação e organização do Prof. Dr. Gilcemar Hohemberger que com uma palavra inicial destacou a importância de Dom Estêvão no campo teológico brasileiro e a necessidade de resgatá-lo. O Simpósio ainda contou com as presenças de Profa. Dra. Maria Clara da Silva Machado, que trabalhou o tema: “Bíblia e Magistério na teologia de Dom Estêvão”; e da Profa. Dra. Maria de Lourdes Corrêa Lima, que desenvolveu o tema: “A vida cristã segundo Dom Estêvão”.