Igreja Abacial

“O mais belo monumento colonial que o Brasil possui!”

Dom Henrique Golland Trindade, OFM
1897-1974
Bispo de Bonfim, depois Arcebispo de Botucatu.



A Igreja Abacial é uma das mais belas igrejas do Rio de Janeiro – se não a mais bela – e um dos principais monumentos do barroco luso-brasileiro. A construção da igreja começou em 1633 e durou mais de cem anos, tendo as obras sido concluídas em 1798 – pequenas alterações ocorreram posteriormente. A fachada da igreja é muito simples, contrastando com a riqueza do interior. O trabalho da talha de madeira dourada foi realizado entre 1694 e 1734.

A igreja e o prédio do mosteiro são obras de quatro monges do século XVII: Frei Leandro de São Bento e Frei Bernardo de São Bento Corrêa de Souza, arquitetos, Frei Domingos da Conceição da Silva, escultor e Frei Ricardo do Pilar, pintor. Merece ainda ser mencionado o Mestre Inácio Ferreira Pinto, grande entalhador e escultor da capela-mor na segunda metade do século XVIII. A Igreja Abacial compreende especialmente uma nave central, na frente da qual está a capela-mor, integrada pelo altar-mor, o coro (local onde ficam os monges nos seus momentos de oração) e o trono onde, no último degrau, está a imagem da padroeira do Mosteiro, Nossa Senhora de Monserrate.

À esquerda de quem olha para o altar-mor situa-se a Capela do Santíssimo Sacramento e, em sequência, os altares de São Mauro, Nossa Senhora do Pilar e São Caetano. À direita estão os altares de Nossa Senhora da Conceição, São Lourenço, Santa Gertrudes e São Brás. Junto à porta da entrada estão as “capelas falsas” a Beata Ida de Louvain (à esquerda de quem sai) e de Santa Francisca Romana (no lado oposto).