PAPA FRANCISCO SE ENCONTRA COM PARTICIPANTES DO SIMPÓSIO DA UNIÃO INTERNACIONAL DAS BENEDITINAS

PAPA FRANCISCO SE ENCONTRA COM PARTICIPANTES DO SIMPÓSIO DA UNIÃO INTERNACIONAL DAS BENEDITINAS

8 de setembro de 2018

Dia 8 de setembro, às 11h30, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico, o Santo Padre Francisco recebeu em Audiência às participantes do Simpósio da União Internacional das Beneditinas. Publicamos abaixo o discurso que o Papa proferiu na ocasião.

 

A tradução foi realizada por Dom José Palmeiro Mendes, OSB (Abade emérito e Prior do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro) direto do texto italiano.

 

___________________________________________________________

 

Padre Abade Primaz,

Irmã Judith Ann,

e todas vós, monjas e irmãs Beneditinas,

 

benvindas a Roma! Agradeço o Padre Primaz pelas palavras de introdução: lhe disse que melhorou o italiano! Vosso simpósio é uma ocasião propícia para as Beneditinas de todo o mundo viverem juntas um tempo de oração e refletirem sobre os diversos modos em que o espírito de São Bento, após mil e quinhentos anos, continua a ressoar e operar hoje. Estou espiritualmente próximo de vós, nestes dias de vosso encontro.

 

Como tema, escolhestes uma exortação tirada do capítulo 53 da Regra de São Bento: “Sejam todos acolhidos como Cristo”. Tal expressão imprimiu na Ordem Beneditina uma acentuada vocação para a hospitalidade, em obediência aquela palavra do Senhor Jesus que faz parte integrante de sua “regra de comportamento” mencionada no Evangelho de Mateus: “Eu era estrangeiro e me acolhestes” (25,35; cf. Exortação Apostólica Gaudete et exsultate, 102-103). Hoje no mundo existem muitas pessoas que buscam viver a ternura, a compaixão, a misericórdia e a acolhida de Cristo em sua vida. A ela ofereceis o dom precioso de vosso testemunho, quando vos fazeis instrumentos da ternura de Deus para aqueles que estão em necessidade. Vosso acolhimento às pessoas de diferentes tradições religiosas contribui a levar avante com unção espiritual o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Há séculos os lugares beneditinos são conhecidos como lugares de acolhimento, de oração e de generosa hospitalidade. Auguro que, refletindo juntas sobre este tema e condividindo as experiências, possais fazer emergir várias modalidades com que poder continuar, nos vossos mosteiros, esta essencial obra evangélica.

 

O lema “Ora et labora” põe a oração no centro de vossa vida. A celebração diária da Santa Missa e da Liturgia das Horas vos coloca no coração da vida eclesial. Todo dia a vossa oração enriquece, por assim dizer, a “respiração” da Igreja. É oração de louvor, com que dais voz à humanidade inteira e também ao criado. É oração de ação de graças pelos inumeráveis e contínuos benefícios do Senhor. É oração de súplica pelos sofrimentos e os anseios dos homens e das mulheres de nosso tempo, especialmente dos pobres. É oração de intercessão por quantos sofrem injustiças, guerras e violências, e veem violada a sua dignidade. Não encontrais fisicamente tais pessoas, mas sois delas irmãs na fé e no Corpo de Cristo. O valor de vossa oração não se pode calcular, mas é seguramente um presente preciosíssimo. Deus ouve sempre as orações dos corações humildes e cheios de compaixão.

 

Vos dou graças também pelo especial cuidado que tendes pelo ambiente e pelo vosso empenho em preservar os dons da terra para que possam ser divididos por todos. Sei que as monjas e as Irmãs beneditinas no mundo são bravas administradoras dos dons de Deus. Como mulheres, sentis e apreciais de modo especial a beleza e a harmonia da criação. Vossos mosteiros encontram-se muitas vezes em lugares de grande beleza onde as pessoas se dirigem para rezar, para encontrar silêncio e contemplar as maravilhas da criação. Vos encorajo a continuar neste estilo e neste serviço, a fim de que as obras de Deus possam ser admiradas e falar dEle a tantas pessoas.

 

Vossa vida comunitária testemunha a importância do amor e do respeito recíproco. De fato, provindes de lugares e experiências diversas, e vós próprias sois diversas entre vós, por isso o acolhimento recíproco é o primeiro sinal que dais num mundo que tem dificuldade em viver este valor. Somos todos filhos de Deus e a vossa oração, vosso trabalho, vossa hospitalidade, vossa generosidade, concorrem para manifestar uma comunhão na diversidade que exprime a esperança de Deus para o nosso mundo: uma unidade feita de paz, de acolhimento recíproco e de amor fraterno.

 

Caras irmãs, vos acompanho com a oração. Carregais um presente precioso à vida da Igreja com o testemunho feminino de bondade, fé e generosidade, Mãe na imitação da Santa Mãe da Igreja, a Virgem Maria. Sois ícones da Igreja e de Nossa Senhora: não esquecei. Ícones. Quem vos vê, vê a Igreja Mãe e Nossa Senhora Mãe de Cristo. Por isso louvamos o Senhor e vos agradecemos. Vos peço por favor rezar por mim e abençoo a vós, às vossas comunidades, e a todos os que servis em nome de Cristo.

 

Obrigado.

________________________________________________________

 

Imagens: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/events/event.dir.html/content/vaticanevents/pt/2018/9/8/unione-benedettine.html