RETIRO DE CARNAVAL 2018

RETIRO DE CARNAVAL 2018

10 de fevereiro de 2018

A Casa de Emaús, hospedaria do nosso Mosteiro, depois de algum tempo, voltou a promover retiros espirituais, sendo o último por ocasião do carnaval deste ano. Cerca de 50 pessoas, internas e externas, participaram dos exercícios espirituais conduzidos por Dom Abade Filipe e acompanhados por Dom Anselmo e Dom Policarpo.

Num clima de silêncio, de oração e, participando das orações e da Eucaristia com os monges, o grupo pôde meditar, a partir das orientações de Dom Abade, sobre temas como o deserto bíblico, o cultivo da espiritualidade, a vivência das fontes, o cálice da vida, etc.

Os depoimentos abaixo, de quatro participantes, expressam a vivência destes dias:

“Quando vim para o retiro estava me sentindo vazia, consciente que precisava de uma direção espiritual. Esses 02 dias de conferências que assisti foram como uma bússola me indicando a direção a seguir. Eu posso dizer que saí bem melhor do que entrei, mesmo tendo perdido 03 palestras. Foi muito bom!” (Denise Schittini)

“O retiro de carnaval no Mosteiro de São Bento foi uma oportunidade de preparação para o tempo quaresmal muito apropriada, onde foi possível refletir com sobriedade sobre a atitude da oração como encontro, sobretudo na reflexão da atitude de Nossa Senhora nas bodas de Canaã: oração e vigilância. Eu gostaria de ter aproveitado melhor o recolhimento e o silêncio, entretanto, como diz o próprio dom Abade ‘o retiro começa quando termina’ assim, a palavra que melhor define pra mim o objetivo do retiro seria ‘conversão’. ‘Convertei-vos e crede no evangelho’ que ouvimos do sacerdote enquanto recebíamos as cinzas sobre nossas cabeças”. (Augusto Calejão)

“A felicidade estampada nos nossos rostos é a prova de que o retiro foi nota mil! É este o meu depoimento. Depois de tantos anos sem retiro, tivemos a alma lavada com as pregações de Dom Felipe e os cuidados de D. Anselmo. Foi só alegria! Um reencontro muito feliz”. (Teresa Kastrup)

“Só tenho a dizer, que Dom Felipe, estava Iluminado pelo Espírito Santo e com simplicidade, nos iluminou para termos uma Santa Quaresma”! (Maria Luiza Ribeiro)