COLÓQUIO INTERNACIONAL

COLÓQUIO INTERNACIONAL

30 de abril de 2019

Nos dias 29 e 30 de maio, a Faculdade de São Bento, em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e com o Centro Dom Vital, promoveu o Colóquio Internacional “O Humanismo de Jacques Maritain” – filósofo católico francês do século XX, cujo pensamento tomista exerceu forte influência não apenas em círculos católicos, mas também no âmbito internacional. Prova do reconhecimento de suas ideias foi o convite para tomar parte na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), quando Maritain pôde desenvolver seu pensamento sobre os conceitos de pessoa e liberdade.

 

Estiveram reunidas nesses dias mais de 200 pessoas, entre alunos da Faculdade de São Bento, dos Seminários São José, do Rio e de Niterói, bem como outros interessados em discutir o pensamento de Maritain, que foi exposto de forma brilhante pelos conferencistas convidados: a Profª. Drª. Claire Bressolette, que também é membro do Centro de Estudos Jacques e Raïssa Maritain, na França; o Prof. Dr. Alin Tat, professor da Faculdade Grego-Católica de Teologia, na Romênia; o Prof. Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira, diretor e professor do Centro de Teologia e Humanidades da UCP e presidente do Centro Dom Vital; e o Prof. Dr. Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa, professor da UCP.

 

Além dos temas já aguardados para este colóquio – o humanismo, política e moral, democracia e liberdade – a Profª. Claire Bressolette tratou no primeiro dia da filosofia da educação em Maritain. Logo após esta conferência, o Prof. Thiago Leite falou sobre a influência do pensamento maritanista na pedagogia de Dom Lourenço de Almeida Prado, OSB, que foi profundo conhecedor e grande entusiasta do pensamento de Maritain, aplicando seus princípios filosóficos nos quase 50 anos em que esteve à frente da reitoria do Colégio de São Bento. Nesse conferência, além dos participantes habituais, estiveram presentes vários professores do nosso Colégio, além do próprio Dom Abade Filipe da Silva, atual reitor.

 

Na tarde da terça-feira, o colóquio foi encerrado com uma mesa redonda, ocasião em que os palestrantes tiveram a oportunidade de expor seu pensamento e discutir sobre o tema fundamental do encontro: o humanismo de Jacques Maritain. Para concluir esses dias memoráveis, a Profª Claire Bressolette, que também é organista, vencedora da medalha de ouro no Conservatório de Rouen (França), apresentou um concerto-leitura, no qual as peças tocadas no órgão da igreja abacial de nosso Mosteiro foram intercaladas com a leitura de algumas cartas de Jacques Maritain. Dentre as cartas lidas, merece destaque uma de 13 de novembro de 1960, na qual o Dr. Alceu Amoroso Lima enviava suas condolências pela morte de Raïssa Maritain e mencionava que, alguns dias antes, fora celebrada uma missa nessa intenção pelo, então, jovem monge beneditino, Dom Marcos Barbosa.

 

Após breve pausa, devido ao feriado do dia 1º de maio, a programação do evento continua, não mais em nosso Mosteiro, mas agora em Petrópolis, na UCP, para mais dois dias de colóquio sobre o mesmo tema.