Sacramentos

Casamentos

O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja, que concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor com que Cristo amou sua Igreja; baseando-se na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo. (CEC 1661- 1662).

Este sacramento conduz ao coração do desígnio de Deus, que é um desígnio de aliança com o seu povo, um desígnio de comunhão. Segundo o papa Francisco “quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, reflete-se neles, imprime neles seus próprios traços e o caráter indelével do seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós.” (FRANCISCO, Audiência Geral, 2 de abril de 2014).

A celebração de casamentos na Igreja Abacial está reservada aos ex-alunos de nosso Colégio e pessoas ligadas diretamente a algum dos monges. Para entrar em contato com o monge responsável pelos casamentos ligue para: (21) 2206-8100.



Batizados

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o acesso à vida no Espírito – vitae spiritualis ianua – e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos.

Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão (CEC 1213).

Visto que o Batismo é uma aliança com Deus, o batizado “é inserido numa companhia de amigos que nunca o abandonará na vida nem na morte porque esta companhia de amigos é a família de Deus, que tem em si a promessa da eternidade.” (Bento XVI, Homilia na festa do Batismo do Senhor, 8 de janeiro de 2006)

A celebração de batizados no Mosteiro está reservada a filhos de ex-alunos de nosso Colégio e pessoas ligadas diretamente a algum dos monges. Para entrar em contato com o monge responsável pelo agendamento dos batizados, ligue para (21) 2206-8100.



Confissões e Direção Espiritual

As pessoas que buscam o sacramento da penitência “obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que feriram pecando” (CEC 1422). Todos os fiéis católicos, por dever de consciência, devem se confessar sempre que tiverem cometido pecado grave. Embora a Igreja determine que o fiel deva se confessar, pelo menos, uma vez ao ano, é recomendado que se mantenha certa frequência de acesso ao sacramento da reconciliação, mesmo quando não houver pecado grave, confessando, neste caso, pecados leves – os chamados pecados veniais.

A direção espiritual, por sua vez, consiste na “arte de conduzir as almas progressivamente desde os começos da vida espiritual até o cume da perfeição cristã” (Royo Marín). De forma ideal, cada cristão deve ter um diretor espiritual estável, que possa acompanhar ao longo dos anos o progresso de seu dirigido.

O atendimento a confissões ocorre, em geral, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h. Contudo, devido a atividades comunitárias, esse horário pode sofrer alterações, pelo que se recomenda sempre entrar em contato pelo telefone (21) 2206-8100 para obter informações mais precisas antes de se dirigir ao Mosteiro.